Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 21 de março de 2011

Seir comemora o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial


A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) promoverá uma série de divulgações e reuniões de conscientização, nesta segunda-feira (21), Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial. Uma das reuniões será com jovens integrantes do Fórum Estadual da Juventude Negra. “A data é simbolicamente importante de ser lembra como marco contra o racismo no mundo”, afirmou a secretária Claudett Ribeiro.

De acordo com Claudett Ribeiro, tendo como um dos itens de sua missão institucional o combate ao racismo e a intolerância aos grupos étnico-raciais, a Seir vai aproveitar a data para motivar a reflexão envolvendo as conquistas da população afro-descendente no Maranhão, Brasil e em inúmeros países.

No Maranhão, a luta pelos direitos e conquistas dos negros é marcada por inúmeras lutas históricas, sobretudo contra a escravidão, no século XIX, protagonizada pelos povos quilombolas no interior do Maranhão e, mais recentemente, pelo trabalho de instituições como o Centro de Cultura Negra (CCN).

Durante a data, a Seir vai fazer referência a pessoas que lutaram contra o racismo nos últimos anos no Maranhão, entre os quais, Magno Cruz (falecido), José Henrique Pinheiro Silva, Escrete (falecido), Socorro Guterres, entre outros.

Origem da data

O Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória do Massacre de Shapervillea (Estados Unidos), ocorrido em 21 de março de 1960, quando 20.000 negros protestavam contra a Lei do Passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

Durante o protesto, o Exército atirou contra os 20 mil negros resultando em 69 mortos e 186 feridos. O 21 de Março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.

Na data, também será lembrada a Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil.

Claudett Ribeiro lembra que a Norma, em seu Artigo 1º define discriminação racial como “qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública".

Nenhum comentário:

Postar um comentário